IDIB marca presença nas comemorações dos 195 anos da Polícia Militar de Pernambuco

Live da banda oficial da Polícia Militar de Pernambuco com patrocínio do IDIB na comemoração dos 195 anos da Polícia Militar de Pernambuco (Foto: Reprodução).

Nessa quinta-feira, 11, a Polícia Militar do Estado de Pernambuco celebrou 195 anos de existência. Devido à pandemia de Covid-19, a cerimônia foi realizada virtualmente, por meio de uma live transmitida no canal da PM/PE no YouTube. O evento teve o apoio do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB).

Comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, o coronel Vanildo Neves de Albuquerque Maranhão Neto abriu a celebração com um discurso enaltecendo a importância do trabalho da corporação para manter a ordem e garantir a segurança da população pernambucana e os cuidados que estão sendo tomados para proteger o seu batalhão do contágio pelo novo coronavírus.

Depois do pronunciamento do coronel Vanildo Maranhão, a banda de música oficial da PM/PE se apresentou cantando hinos da instituição e sucessos da música brasileira em uma live que durou 1h38min e contou com mais de 3.000 visualizações.

Quase dois séculos da Polícia Militar de Pernambuco

Com 195 anos de atuação, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) surgiu através do Decreto Imperial, datado de 11 de junho de 1825, firmado pelo Imperador D. Pedro I, que criou, na então Província de Pernambuco, um corpo de Polícia, este convindo para a tranqüilidade e segurança pública da cidade do Recife.(Decreto exposto no Salão de Honra do Quartel do Comando Geral).

O referido Corpo de Polícia surgiu em decorrência da Confederação do Equador, movimento republicano revolucionário ocorrido em Pernambuco em 1824, e sufocado pelo Brigadeiro Lima e Silva, que atingiu as Províncias da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, cujos revolucionários foram derrotados e vários executados, entre eles o pernambucano Frei Caneca. Esse Corpo de Polícia era composto de um efetivo inicial de 320 homens e constituído um Estado-Maior, uma Companhia de Cavalaria e duas de Infantaria.

IDIB e o incentivo à cultura

Reconhecido pela inovação tecnológica e pela segurança na realização de concursos públicos em todo o Brasil, o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB) também está comprometido com o apoio ao desenvolvimento da cultura brasileira.

Na última quinta-feira, o IDIB patrocinou a live comemorativa dos 195 anos existência da Polícia Militar de Pernambuco, que teve a participação da banda de música da referida instituição. De acordo com a direção do IDIB, foi uma grande honra patrocinar o evento de uma corporação tão forte e respeitada quanto a PM/PE.

Ainda segundo a direção do instituto, o IDIB estará apoiando outros eventos que promovem e fortalecem a cultura nacional.

Abaixo o link da live completa e de alguns trechos do evento:

Link da live completa: https://www.youtube.com/watch?v=OkYUeRv62ZU&feature=youtu.be

Link da música “Amigos para sempre”: https://www.youtube.com/watch?v=OkYUeRv62ZU&feature=youtu.be#t=55m20s.

Link da música “Faz um milagre em mim”: https://www.youtube.com/watch?v=OkYUeRv62ZU&feature=youtu.be#t=22m32s.

Link da música “Minha juventude”: https://www.youtube.com/watch?v=OkYUeRv62ZU&feature=youtu.be#t=39m18s.

Link da música “Perigo”: https://www.youtube.com/watch?v=OkYUeRv62ZU&feature=youtu.be#t=43m29s.

Link da música “Vida de viajante”: https://www.youtube.com/watch?v=OkYUeRv62ZU&feature=youtu.be#t=1h00m01s.

Link da música “Confidência”: https://www.youtube.com/watch?v=OkYUeRv62ZU&feature=youtu.be#t=1h07m25s.

Link da música “Anjo Querubim”: https://www.youtube.com/watch?v=OkYUeRv62ZU&feature=youtu.be#t=1h09m14s.

Link da música “Quem é ele”: https://www.youtube.com/watch?v=OkYUeRv62ZU&feature=youtu.be#t=1h11m59s.

Link da música “É chamego ou xaveco”: https://www.youtube.com/watch?v=OkYUeRv62ZU&feature=youtu.be#t=1h18m11s.

Link da música “Isso aqui tá bom demais”: https://www.youtube.com/watch?v=OkYUeRv62ZU&feature=youtu.be#1h25m33s.