Provas do TAF da Guarda Municipal de Araguaína/TO são aplicadas pelo IDIB nesse final de semana

Candidatos que testaram positivo para a Covid-19, nos dias 6 e 7 deste mês, tiveram nova oportunidade de fazer os testes físicos

Todas as provas realizadas respeitaram as determinações para o enfrentamento ao novo coronavírus (Foto: IDIB).

O Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB) realizou, nos dias 25 e 26 de julho, as provas do Teste de Aptidão Física (TAF) da Guarda Municipal de Araguaína/TO. Os testes do último final de semana contemplaram os candidatos que tiveram resultado positivo no exame para a Covid-19, a doença infecciosa causada pelo novo coronavírus. Entre sábado e domingo, ao todo, 211 candidatos compareceram ao local de provas; 26 foram considerados inaptos e 29 testaram positivo para o vírus. 

Antes do início das atividades, os candidatos passaram por uma nova testagem e aferição da temperatura corporal para a detecção da doença. Os 156 que estavam aptos puderam realizar as provas do TAF. Já os 29 que tiveram o vírus identificado em seu organismo, receberam atendimento médico e foram dispensados do teste para cumprirem a quarentena.

Durante todas as etapas do TAF da Guarda Municipal de Araguaína/TO, o IDIB cumpriu as determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde quanto ao enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Desde a chegada dos candidatos até a finalização da última prova. Todas instalações e equipamentos utilizados na realização das provas passaram por um rigoroso processo de higienização e sanitização, evitando qualquer ameaça de disseminação do vírus causador da Covid-19. Dentre as outras medidas adotadas e equipamentos utilizados, destacam-se:

  •  Álcool em gel;
  •  Máscaras;
  •  Luvas descartáveis;
  •  Termômetro;
  • Pessoal devidamente treinado para instrução e distribuição dos procedimentos de sanitização dos candidatos;
  • Fiscalização de todo o local de aplicação por pessoal devidamente treinado para dar o suporte necessário a se evitar aglomerações;
  • Divisão do horário de aplicação do TAF para evitar aglomeração de candidatos;
  • Todos os equipamentos utilizados pelos candidatos, após o uso, serão apropriadamente sanitizados antes da sua utilização por outro; etc.

Aproximadamente, 41 profissionais – entre médicos (14), equipe de esportes da Guarda (10) e staff do IDIB (17) – estiveram envolvidos na realização do TAF. Além disso, duas ambulâncias – uma fixa, contratada pelo IDIB, e um suporte do SAMU – estavam à disposição nos dois dias de teste. 

Os candidatos selecionados no TAF passarão por um teste psicológico no dia 2 de agosto. Ainda no próximo mês, no dia 30, será o resultado final, seguido da convocação para o curso de formação, com duração de 600 horas. Ao todo, são 40 vagas imediatas.