Instituto parceiro da Guarda Municipal de Petrolina/PE é referência na organização de concursos públicos

Além de organizar certame para a seleção de profissionais, IDIB contribui com o curso de formação de aprovados

Alunos e instrutores se utilizam do novo Centro Municipal de Ensino e Pesquisa em Segurança – equipamento reformado com o apoio do IDIB (Foto: Reprodução).

Reconhecido pela eficiência, segurança e inovação na aplicação e organização de concursos públicos, o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB) é, também, uma entidade engajada na formação e ascensão profissional de pessoas. Um exemplo disso é a parceria do Instituto com a Guarda Municipal Armada de Petrolina/PE, reconhecida pelo Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM).

Iniciado no dia 21 do mês passado, o curso de formação do órgão municipal qualifica mais de 90 candidatos aprovados, dentro de um período de 14 semanas de duração. As atividades estão sendo realizadas no novo Centro Municipal de Ensino e Pesquisa em Segurança.

Em nota:

“O IDIB se orgulha por ter contribuído, não só com a execução do processo de qualificação com eficiência e com segurança, como, também, fez doações financeiras para a reestruturação do Centro Municipal de Ensino e Pesquisa, fazendo deste equipamento uma referência no que diz respeito à estrutura – passando a ter equipamentos novos e de última geração – e à preparação profissional em todo o território pernambucano”.

Confira, abaixo, as imagens das atividades realizadas durante o Curso de Formação da Guarda Municipal Armada de Petrolina/PE:

Mais sobre o IDIB

O Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB), banca escolhida para organizar a Seleção Pública Simplificada do Governo do Estado de Pernambuco (PE), tem um vasto e bem-sucedido histórico na realização de certames em todo o território nacional. 

O IDIB atua em qualquer parte do território nacional. Por ser uma organização social, ou seja, sem fins lucrativos, com reputação ético-profissional comprovada, pode ser contratado diretamente pelos entes públicos, sem licitação, nos termos do art. 24, inciso XIII, da Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações)

O investimento em segurança e tecnologia de informação e o respeito à legislação são fatores primordiais na garantia da confiabilidade de um concurso público. A escolha da banca organizadora também é um passo importante e diz muito sobre o propósito de realização do certame.

Nesse sentido, o IDIB  parte na frente quando o assunto é inovação tecnológica, já que dispõe de equipamentos de última geração para assegurar que todas as etapas de realização de um concurso público sejam cumpridas sem que haja qualquer tipo de irregularidade.

Credibilidade, idoneidade e segurança que rendem ao IDIB importantes conquistas.  O Instituto foi a primeira a organizar o concurso público das Forças Armadas. Os concursos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Espcex), das Forças Armadas Brasileiras e o de admissão Colégio Militar de Salvador (CMS) em 2020 foram confiados ao IDIB.

O Instituto é possuidor de um grande aparato de segurança e tecnologia como: câmeras de alta definição e com monitoramento 24h; sistema anti-hackeamento; detectores de metal; malotes de segurança lacrados impermeáveis e resistentes ao fogo; fragmentadoras; porta blindada; comunicação por rádio amador e bloqueadores de celular. Ferramentas que identificam e evitam qualquer tentativa de fraude.

Além disso, o IDIB é considerado o pioneiro na utilização de biometria digital e facial no reconhecimento de candidatos. No certame da Câmara Municipal de Maceió, capital de Alagoas (fato de repercussão nacional – divulgação na Globo), realizado em fevereiro de 2018. 

Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj), Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 5ª Região, Polícia Militar da Paraíba, Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, OAB/GO, Eletrobrás/PI,  Prefeituras de Colinas do Tocantins/TO e Rafael Jambeiro/BA, Câmara Municipal de Gravatá/PE, de Mamanguape/PB e Petrolina/PE e Governos dos Estados de Pernambuco, Goiás e Ceará também fazem parte do portfólio do IDIB.